Feed Harmônico para o instagram: como fazer
- Carol Durães
- 18 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2022
Uma marca que possui boa apresentação visual causa uma impressão positiva em seu público-alvo. A harmonia e coerência nos conteúdos digitais facilitam a compreensão dos valores que você pretende passar, além de estreitar os laços e alcançar pessoas que se identificam com seu conteúdo.
Eu recebo semanalmente, mensagens de mulheres com alguma dificuldade em expor seu conteúdo nas redes sociais. Buscando “organizar” e “melhorar” seu feed. Uma alternativa que gosto de apresentar é: potencialize seus conteúdos visualmente com harmonia!
Tenha um posicionamento visual potente
Primeiro é importante frisar que feed harmônico e feed organizado NÃO são sinônimos!
Essa confusão pode complicar nossa vida na hora da produção de conteúdo. Quando não há clareza na diferenciação entre um e outro, acabamos atropelados pela mesmice e insistindo em padrões engessados.
Nesse contexto ao invés de alcançarmos a identificação com público, estaremos entregando uma ideia desgastante. E não é isso o que queremos para nossa marca.
A identidade que marca é a maior aliada para alcançar um posicionamento visual potente. Ela trará harmonia e equilíbrio em seus posts. Além de fornecer dinamismo em suas publicações. O que irá facilitar seu trabalho e de sua equipe.
Lembrando que o Instagram é sim uma ferramenta fundamental que irá ajudar a alcançar resultados para a sua empresa. Mas essa não é uma razão para descartar completamente outros pontos de comunicação como ter um site, Pinterest, TikTok e o WhatsApp por exemplo.
Durante a realização do branding tenha em mente que você e a sua marca são um universo!
Tenha coerência visual
"Ah Carol, eu ainda não tenho uma identidade visual estruturada, é possível ter um feed harmônico?"
Bom, é possível sim!
Trabalhe com um limite de cores estratégicas para a padronização da marca;
Tente tirar fotos legais e
Definir um estilo fotográfico.
Essas dicas irão te auxiliar a ter coerência visual, enquanto sua identidade que marca ainda não está pronta.
Quais cores devo utilizar?
Se você tem dúvidas de quais cores utilizar. Leia esse artigo completo sobre aplicação de cores e o que considerar durante a criação da sua paleta.
Como aplicar essas dicas na prática?
Não é novidade para ninguém que o Instagram é uma das redes sociais mais usadas do mundo. São mais de 1 bilhão de usuários ativos, segundo o Opinion Box. E esses usuários são possíveis visitantes do seu universo.
Quando eles chegarem até sua página, eles vão se sentir acolhidos ou vão optar por outro perfil?
Por isso é importante investir em um layout, ou seja, uma arte agradável para seu nicho e que comunique sua essência.
1. Observe o Feed

Seja fiel a sua paleta de cores e respeite sua hierarquia. Use a cor principal para destacar informações importantes e as cores secundárias para os outros elementos.
Lembre-se sempre de padronizar as fontes utilizadas nos textos. Você pode escolher uma fonte para o título, outra para corpo de texto e uma terceira para detalhes.
2. Lembre-se que o destaque é um excelente ponto informativo
Usar capa nos destaques é importante para tornar seu perfil mais profissional e reforçar sua marca. O legal das capas é que são um universo livre. Você pode usar desde apenas as cores de sua marca, até elementos gráficos coerentes com a informação contida naquele destaque.
3. Stories ou Reels
Por se tratar de um conteúdo instantâneo, as pessoas tendem a relaxar na aplicação da identidade nos stories ou no próprio reels. Mas lembre-se que ali também é parte do seu universo.
É legal entender os stories e seu potencial para reforçar o relacionamento e seu posicionamento.

Os benefícios
Os benefícios de aplicar tudo que falei nesse artigo é perceber um feedback positivo de seus clientes, além da identificação de forma mais rápida com as pessoas que se deparam com sua marca pela primeira vez.
Eu adoraria trilhar esse caminho com você, vamos juntas estruturar seu novo universo através de um feed harmônico personalizado.
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